segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Falando e conhecendo: Modelagem.

Sabe aquela roupa que amamos na vitrine e quando colocamos acabamos odiando? Ou aquela roupa que veste muito bem? E aquela que mesmo com o tecido leve nos deixa quadradas? Calças que nos deixam com tudo apertado e saltado... Sei que todo mundo já passou e ainda passa por essas experiências.

Como estudante eu sei que a maior culpada pelas alegrias ou tristezas de uma roupa no corpo é a Modelagem. Seja ela plana (feita planificada em papel) ou em Moulage (feita com tecido direto no manequim).

Os tecidos ajudam no caimento das peças, mas a modelagem é a que mais influencia.

                    Figura mostrando um molde pronto em modelagem plana


Busto de Moulage onde colocamos os tecidos e fazemos as marcações


Tecido em busto de Moulage sendo trabalhado



Vou colocar aqui no blog alguns posts explicando sobre modelagem, e a profissão de modelista, que é promissora, difícil e ás vezes até ingrata nesse mundo da Moda!

Dentro da faculdade temos aulas de modelagem desde a 3ª fase e mesmo assim é muito difícil fazer um bom molde, principalmente de peças complexas. Uma vez li em uma manequim algum estilista famoso falando que encontrar um bom modelista é como encontrar agulha no palheiro, e sabe que é verdade?

Para essa profissão tem que tem um bom olho clínico, uma capacidade de ver em 2D como vai ficar em 3D (o que é muuuito difícil), e muita paciência!



Beijos!

2 comentários:

  1. Olá eu sou uma destas tais modelistas que só se acha em um PALHEIRO tenho 33 anos, de profissão e realmente o dificil é achar quem de valor no nosso trabalho, já trabalhei para as maiores grifes brasileiras entre elas DASLÚ, QUILHERME QUIMARÃES,E MUITAS OUTRAS mas nunca achei quem valoriza-se meu trabalho.ELENICE GOUVEA (11)4189-1073.

    ResponderExcluir